MOBILIDADE URBANA
Mobike assina com prefeitura de São Paulo licença para operar serviço de compartilhamento de bicicletas inteligentes

Empresa líder mundialmente em compartilhamento de bicicletas se credencia junto ao município paulistano para introduzir melhorias na mobilidade urbana


A Mobike, maior empresa de compartilhamento de bicicletas inteligentes do mundo, chega a São Paulo para introduzir o serviço de nova geração de compartilhamento de bicicletas no município de São Paulo. A empresa assinou o credenciamento junto à prefeitura de São Paulo no dia 6 de abril.

As bicicletas da Mobike são marca registrada em mais de 200 cidades de 15 países do mundo, com a distinção de permitir aos usuários iniciarem e terminarem uma viagem em praticamente qualquer lugar, sem a necessidade de colocar a bicicleta em estações ou acopladas a um bicicletário, revolucionando o transporte urbano de complemento.

"Nosso desafio é tornar o trajeto da população paulistana mais ágil e eficiente, com nossas bicicletas integraremos cada vez mais pessoas à rede pública de transporte da cidade, bem como reduzir as distâncias entre estações de metrô, de trem e de ônibus do destino final dos moradores da cidade", comentou o vice-presidente de expansão internacional da Mobike, Chris Martin.

A partir do credenciamento, a Mobike trabalhará com autoridades municipais para lançar um projeto piloto a partir de junho. O trabalho se concentrará em garantir que a Mobike possa fornecer um serviço de alta qualidade aos moradores e visitantes de São Paulo. A empresa vai começar a operar com duas mil bicicletas, com um plano de crescer rapidamente. "Queremos chegar a 100 mil bicicletas", comenta Martin.

A tecnologia de rastreamento via GPS e conectividade pelo celular das bicicletas permite saber sua localização em tempo real, bem como prever a demanda por mais bikes em pontos específicos da cidade. O uso é simples, realizado via smartphone. Por meio do app da Mobike, o usuário localiza a bicicleta mais próxima e, para destravá-la, basta escanear o QR code para liberar o cadeado inteligente e começar a pedalar.

"A parceria entre a Mobike e a cidade de São Paulo é um ótimo exemplo de colaboração entre os municípios e a iniciativa privada. Trabalharemos em estreita colaboração com especialistas e empresas do município para oferecer um serviço de classe mundial para os paulistanos. Estamos comprometidos em colaborar com a cidade para construir um serviço de transporte estável e seguro, além de fornecer dados para a formulação de políticas públicas através dos dados que captamos com nosso cadeado concebido para a internet das coisas (IoT) analisados com ferramentas de big data", comenta Chris Martin.

A empresa tem ainda um projeto de expansão para outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte "A tecnologia da Mobike torna a experiência em mobilidade urbana mais rápida e conveniente. Através do processamento dos dados coletados pelo Magic Cube, fornecemos dados críticos em mobilidade às prefeituras das cidades em que operamos. Queremos trazer para o Brasil um novo conceito na forma como se pensa o transporte nas cidades", finaliza Chris Martin.




CONTEÚDO EXCLUSIVO P/ ASSINANTES
Digite seu login e senha e faça seu download

Login:   Senha:  
 

 

 

 

 

 

 

 
1997-2018 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados