Revista Bicycle
 

Feiras

 Jul 21

EUROBIKE FAZ LARGADA BEM SUCEDIDA EM FRANKFURT


A Eurobike 2022 teve um bom começo em Frankfurt, com todas as características familiares das edições anteriores.

Durante os cinco dias da feira, a Eurobike reportou 33.780 visitantes comerciais, além de outros 27.370 entusiastas de bicicletas que visitaram a feira no fim de semana. Vindo de 105 países diferentes, o público em Frankfurt demonstrou a demanda reprimida do setor por se reunir pessoalmente para experimentar tendências globais de ciclismo e olhar para o futuro juntos.

O diretor-geral da Fairnamic, Stefan Reisinger, afirmou que, ?apesar das restrições de viagem, cancelamentos de voos e dificuldades relacionadas ao coronavírus, o evento atingiu um nível que vimos pela última vez antes da pandemia. Indústria, comércio, formuladores de políticas e todos os fãs da bicicleta estão enviando um sinal claro de Frankfurt: o ciclismo deve ser ainda mais reforçado e encorajado. Para a indústria, o Eurobike é a plataforma mais importante do mundo e um motor sustentável para acelerar essa transformação.?


Segurança no topo da lista de inovação

Depois de dois anos de espera para apresentar novos produtos cara a cara, não foi surpresa ver que o Eurobike era um local repleto de inovação onde fabricantes de todo o mundo iluminavam o futuro da bicicleta e seus muitos componentes, tanto como itens de equipamentos esportivos quanto como facilitadores de mobilidade. O mais óbvio foi a introdução em todo o mercado do sistema de freios ABS. O conceito foi inicialmente lançado pela empresa italiana BluBrake em 2019 e viu uma lenta introdução aos modelos de produção nos anos seguintes. Isso certamente vai mudar agora Bosch em cooperação com magura, desenvolveu um novo sistema ABS pronto para produção. ?Até 29% de todos os acidentes envolvendo e-bikes poderiam ser reduzidos, ou completamente evitados, a cada ano, se todos tivessem ABS confiável?, afirma a empresa com base em estudos realizados pela Bosch Accident Research.


Shimano seguiu rapidamente


Um painel de alto nível discutiu o impacto das e-bikes no mercado e como elas têm sido um divisor de águas para a indústria.
Foto: Phillipe Fonseca

Um dia antes de Bosch, Shimano introduziu o ?novo Shimano ABS? alimentado pelo especialista italiano Blubrake. Shimano não é conhecido por suas colaborações em tecnologias compartilhadas, então o fato de que seu novo sistema de frenagem anti-travamento é alimentado pela Blubrake e em combinação com os freios Shimano é bastante notável. A BluBrake confirmou que continuará produzindo e distribuindo o sistema de freios eles mesmos também, enquanto a Shimano começará a fabricá-los para freios que possuem ABS. No entanto, na Eurobike 2022, um terceiro fornecedor lançou um novo sistema ABS para bicicletas.


Nova marca italiana ABS

A empresa italiana Raicam apresentou um ABS totalmente novo, bem como a CBS (Combined Brake System). Para Raicam, o mercado de bicicletas é novo, mas oferece alto potencial. Esta é uma razão importante para os italianos decidirem transferir seu know-how automotivo para um novo mercado. De acordo com o gerente de desenvolvimento de negócios da Raicam, Massimo Rovere, seu ABS terá um preço aproximadamente 10% menor do que o sistema Bosch-Magura.


Eurobike encontrou uma nova base
Um painel de alto nível discutiu o impacto das e-bikes no mercado e como elas têm sido um divisor de águas para a indústria.
Fotos: Bike Europe/Divulgação

Para Burkhard Stork, Diretor Geral da Associação da Indústria de Bicicletas Zweirad Industrie Verband (ZIV), o show foi mais do que um sucesso. ?Que começo incrível. Os salões estavam lotados, e as empresas expositoras ficaram bastante satisfeitas com os contatos que foram estabelecidos e cultivados. O destaque da indústria de bicicletas na esfera política e sua cobertura na mídia popular aumentaram muito. Esta é uma base marcante para a continuação da principal feira mundial de bicicletas nos anos seguintes.?

Mudar-se para Frankfurt foi uma grande decisão para a indústria, e o tema da mobilidade da bicicleta realmente chegou no coração de uma metrópole em expansão. A Eurobike dedicou um salão completo ao tema ?Mobilidade do Futuro?. Desde novas soluções de infraestrutura e logística até tecnologias de baterias e os trending topics de bicicletas de carga e start-ups, o amplo espectro de formas modernas de mobilidade foi apresentado e discutido em diversos formatos de conferência.

Um painel de alto nível discutiu o impacto das e-bikes no mercado e como elas têm sido um divisor de águas para a indústria.
Fotos: Bike Europe/Divulgação

Produção reduzida

Os principais fornecedores confirmaram que os suprimentos não são mais tão urgentes como no ano passado. Com exceção das e-bikes, os tempos de chumbo para a maioria dos tipos de componentes e com isso as bicicletas, foram trazidos de volta a níveis razoáveis. Isso nos leva imediatamente ao centro do problema, a escassez de bateria de e-bike. A parte mais essencial e crítica da bateria de e-bike, as células, tem visto um enorme aumento na demanda junto com a transformação de energia. Um número de produtos em rápida expansão vem com baterias de celular nos dias de hoje, enquanto a demanda por esse tipo de produtos, como carros elétricos, está crescendo rapidamente.


Fabricantes de baterias e-bike, como a chinesa Phylion, exibiram seus produtos mais recentes "em necessidade".
Foto: Bike Europe/Divulgação


Fórum de Especialistas em Bateria

Sven Bauer, CEO e fundador da fabricante alemã de baterias BMZ Group, pintou uma imagem clara do futuro em seu discurso durante o Fórum de Especialistas em Bateria. Este Fórum ocorreu quase simultaneamente com a Eurobike, ao lado de Messe Frankfurt. ?A produção de células de bateria aumentará rapidamente em um futuro próximo na Europa?, disse Sven Bauer. ?Mas toda a produção na Europa é criada com e exclusivamente para a indústria automobilística. Todas as outras indústrias terão que contar com fornecedores chineses, pois nenhuma outra indústria criou uma cooperação tão estreita com a indústria automobilística.? Isso significa que a indústria de bicicletas, que se esforçou muito para reestabelecer a produção na Europa, continuará a depender da China para a parte altamente essencial de sua categoria de produtos mais rentáveis: as e-bikes.

 

Eurobike 2023

No próximo ano, a 31ª edição do Eurobike acontecerá de quarta-feira, 21 de junho a domingo, 25 de junho de 2023.

Com informações: Bike Europe

 

Legendas da imagem (Principal):

Eurobike faz largada bem sucedida em Frankfurt
Foto: Eurobike-Frankfurt/Divulgação


autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle