VAREJO
Bicicletaria Faria Lima: onde o que se vende é a experiência de pedalar

O negócio, inaugurado em outubro do ano passado, está associado à Oficina Johnny Lin, do conceituado mecânico e oferece serviços de manutenção, limpeza, regulagem e troca de peças, além de bicicletas das marcas Soul e BMC

Bicicletaria Faria Lima está situada na Avenida Faria Lima, no Jardim Paulistano, ponto nobre de São Paulo


Termos como crownfunding, investidor-anjo ou startup ganharam notoriedade nos novos modelos econômicos de empresas, sobretudo em tempos de internet. Mas iniciar uma empresa física também pode significar ter que usar um destes conceitos modernos.
Foi o que fez João Carlos Navarro Ferreira, engenheiro formado, com pós-graduação e mestrado em administração de empresas, que depois de 25 anos em empresas de gestão, resolveu há nove meses iniciar as atividades da Bicicletaria Faria Lima, em São Paulo.
"Sou sócio único da loja. Eu tenho um grupo de investimento que me apoia. Tem eu como sócio e o investidor que acredita no negócio e investiu nesta oportunidade que a gente levou para ele", explica Navarro.

João Navarro e sua esposa Monica Ferreira, durante a inauguração da loja, em outubro do ano passado Há cinquenta modelos, incluindo marcas como a suíça BMC e a nacional Soul Cycles


Apesar de ter tomado gosto pelo ciclismo apenas 2 anos, ele está se adaptando à rotina como lojista de bicicletas no novo negócio.
"Nosso negócio não é sobre vender bicicletas, mas sobre a experiência de pedalar. Não é sobre estar encima de duas rodas, mas sobre sentir. É sobre detalhes, peças, pequenos ajustes. Vestir a roupa certa. É sobre poder ir onde quiser. Sentir o vento na cara. É sobre liberdade. Bicicleta não é nosso produto, é a alma do nosso negócio", fala o lojista.
A Bicicletaria Faria Lima está localizada em um ponto nobre de São Paulo, e a ciclovia está bem enfrente da loja.
"Como a gente está na Faria Lima, de frente para a ciclovia, a gente acaba atendendo aqui na loja, todo perfil usuário de bicicleta. Tem o usuário de performance, o cara que anda de bicicleta de estrada ou de mountain bike para competições amadoras, ou semi-profissionais. Tem também o cliente que é um triatleta, a gente está aqui do lado do Clube Pinheiros, do lado do Hebraica, que são formadores de triatletas. Então esse ponto é muito especial por causa disso. Ele acaba abrangendo quase que todos os possíveis usuários de bicicleta", destaca Navarro que abre a loja de domingo a domingo.
A loja trabalha somente com duas marcas de bicicletas: a nacional Soul e a suíça BMC.
"A Soul tem sete anos de existência no mercado, tem feito melhoria constante na sua linha de produtos", fala o lojista, "já a BMC é marca de desejo, considerada por muitos uma das os melhores bicicletas do mundo. Nas duas marcas a gente vende todos os tipos de bicicleta. Desde a de uso urbano, passando por mountain bike, bicicleta de estrada bicicleta, de triatlo, enfim toda a gama completa de produtos das duas marcas."

A Oficina Johnny Lin garante uma geral na bike com manutenção, limpeza, regulagem e troca de peças, com um dos maiores especialistas do Brasil Assinada pelos arquitetos Olegário de Sá e Gil Cioni, a Bicicletaria Faria Lima nasceu por iniciativa de João Navarro e Johnny Lin


A Bicicletaria Faria Lima vende que igualmente bicicletas de estrada e de mountain bike.
A loja foi aberta ao público em outubro de 2016, e se baseou em três grandes motivos. Primeiro por acreditar que é o mercado de bicicletas vai crescer, foram abertas nos últimos anos uma quantidade grande de ciclovias. A gente já vê já percebe muitas pessoas deixando o seu automóvel em casa para ir trabalhar de bicicleta. O segundo motivo, até decorrente do meu primeiro, no futuro, muitos deles vão experimentar as bicicletas profissionais, a pratica do esporte ciclismo, seja ele mountain biking, estrada, triatlo. Então seja para deslocamento urbano, seja para prática esportiva na nossa visão esse segmento do mercado também vai crescer bastante. O varejo de bicicletas vai passar por uma por uma mudança assim como ocorreu no segmento de padarias, por exemplo, que passou a ser um centro gastronômico, com grande oferta de produtos layout de boutique.
"A gente aqui presta diversos serviços, como de manutenção e lavagem de bicicleta", fala João Navarro. "Antes de mais nada, vale destacar que o serviço aqui é conduzido pelo Johnny Lin, que é um mecânico de renome, de alta competência, conceituado, estudado, respeitado, enfim, o Johnny Lin é o responsável pela mecânica aqui na loja. Além do serviço de mecânica, a gente oferece outros serviços para o cliente como o tão tradicional leva-e-traz, além de serviço de bike fit", destaca.
O diferencial da loja é o aluguel de bicicleta, mas não é de qualquer bicicleta, é de bicicleta nova.
"O cliente entra na loja, quer começar a pedalar, quer experimentar, saber como é? Eu tiro da prateleira e alugo para ele", fala exultante Navarro. "Porque essa é uma forma de divulgar as marcas que a gente trabalha e para o cliente ter mais segurança para comprar o produto."

Na loja há produtos variados como roupas e acessórios para todos os tipos de ciclistas A reforma do local, um antigo restaurante, durou quatro meses e foi assinada por Sá & Cioni Arquitetura e Interiores


Outra particularidade sobre a Bicicletaria Faria Lima é que na hora de contratar os seus primeiros vendedores de balcão a opção foi por gente que não fosse do mercado. "A gente procurou por pessoas que priorizassem o atendimento. Esse é o grande diferencial nosso, a qualidade do atendimento. acreditamos que tem que atender um cliente em como a gente gostaria de ser atendido", fala o lojista.
A Bicicletaria Faria Lima patrocina duas assessorias esportivas, focadas no ciclismo de performance, Linnear e Bushido, que se tornaram dois grandes parceiros nossos. "A gente também patrocina a Special Trip, uma agência de turismo focada no turismo de bicicleta e a Cria Conexões, que faz o passeio Urbano com saídas às segundas feiras às 9 horas da noite, sábados e domingos pela manhã, sempre saindo aqui da bicicletaria." João Navarro entende que ajudar estas empresas, é ajudar o mercado de bicicletas a crescer. É ajudar a indústria a crescer de forma saudável.
"Já fizemos também faz eventos aqui, como lançamento de revista, de roupa de ciclismo, enfim, a gente costuma fazer algumas ações aqui na loja", conta o lojista.

Bicicletaria Faria Lima
Av. Brg. Faria Lima, 2744
Jardim Paulistano
CEP 01451-001 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3030-4500
vendas@bicicletariafarialima.com.br




CONTEÚDO EXCLUSIVO P/ ASSINANTES
Digite seu login e senha e faça seu download

Login:   Senha:  
 

 

 

 

 

 

 

 
1997-2017 Editora Quatro Estações - Todos os Direitos Reservados