Revista Bicycle
 

Feiras & Eventos

 Aug 26

SHIMANO FEST DIVULGA DADOS IMPRECISOS SOBRE VISITAÇÃO DA EDIÇÃO 2022


Bicycle discorda quanto à sua aferição, registrando que nos dias de visitação do público final não haviam os tais tags, ou outros dispositivos de contagem manual, ou automatizada.

O maior Festival da Bicicleta da América Latina tem números superlativos, porém ainda imprecisos no quesito visitação, tanto no que se refere aos compradores profissionais, nos dias 18 e 19 de agosto, do Trade (b2b), quanto nos dois dias do final de semana (20 e 21 de agosto), de visitação do público em geral, ou consumidor final (b2c).

Os dados divulgados pela organização do Festival da Bicicleta, Shimano Fest-2022 apontou um "recorde de 48.800 visitantes", sem contudo, mostrar com transparência como foram obtidos esses números.

A revista Bicycle, através de sua reportagem pediu esclarecimentos para a organização do Shimano Fest, que se manifestou através de sua assessoria de imprensa, veja como foi a aplicação do questionário e as respostas:

Revista Bicycle: Sobre o balanço divulgado por vocês, poderiam dizer quais foram os números específicos sobre os dois dias do Trade? Qual foi o número de visitantes do primeiro dia?

Shimano Fest: 7.300.

Revista Bicycle: Qual foi o número de visitantes do 2º. dia?

Shimano Fest: 6.500.

Revista Bicycle: E destes (no 2º. dia) quantos já haviam visitado o evento no dia anterior?

Shimano Fest: Não temos esta informação.

Revista Bicycle: Ainda sobre a participação dos lojistas, qual foi a quantidade de visitantes por unidades da federação?

Shimano Fest: Não temos esta informação neste momento.

Revista Bicycle: Agora sobre os visitantes estrangeiros, qual foi o número de presentes no evento deste ano?

Shimano Fest: Cerca de 100 visitantes estrangeiros: EUA, Argentina, Portugal, Espanha, Uruguai.

Revista Bicycle: Sobre a visitação do público em geral, vocês divulgaram que ?teve 20% de crescimento em público, chegando a 48,8 mil pessoas. 12° edição do Shimano Fest 2022 confirma crescimento e quebra recorde em São Paulo?, mas como chegaram a esses números, considerando que não houve controle de acesso de visitação no sábado e domingo?

Shimano Fest: Sua informação está errada... Todos os dias tivemos pessoas na entrada do evento (que era única) com contadores manuais, marcando cada pessoa que entravam (sic). Por isso, chegamos ao número total de 48,8, considerando que nos dois últimos dias tivemos 35.000.


Entrada de visitantes do Shimano Fest no sábado, 20 de agosto, sem que houvesse contagem ou qualquer outro tipo de identificação.

Crédito: ©Eduardo Santos

Vale ressaltar que a Bicycle respeita a grandiosidade e importância do Festival da Bicicleta, cuja louvável organização da Shimano Latin America soma 12 edições, - em que a nossa publicação participou da cobertura de todos esses eventos, mas discorda quanto à sua aferição, já que conferimos, e registramos em fotos e vídeos, em mais de um momento, que na entrada do evento não haviam os tais tags, ou outros dispositivos de contagem manual, ou automatizada nos dias de visitação do público final. Registramos, isso sim, a verificação apenas nos dias 18 e 19 de agosto, quando o acesso estava restrito aos compradores profissionais.

Mas para quem importa a somatória? Se foram 48.800, 50 ou 42 mil visitantes no total? Ou se vieram 200 compradores do Amazonas ou 30 do Estado do Piauí?

Se você, estimado leitor, não dá importância para isso, estamos aqui 'jogando palavras ao vento'.

Mas e o planejamento de marketing e a tomada de decisão? Será que a precisão, ou imprecisão desses dados faz alguma diferença?

Na opinião da revista Bicycle faz toda diferença.

A precisão de dados de visitantes e a correta classificação, num evento dessa magnitude, ainda mais que passou a fazer de forma única no calendário do setor, sendo referência nacional e até internacional, faz toda a diferença.

Fica aqui o alerta, pois o mercado de bicicletas há décadas padece da inexistência do número real de bicicletas produzidas no país a cada ano (o que temos hoje são somente os dados dos fabricantes da Zona Franca de Manaus, através da SUFRAMA, que registra apenas a produção das 4 montadoras instaladas em seu território, e dados de importação, através da ALICE da Receita Federal), e é agravada pela falta de informação do tamanho da nossa frota.

Precisamos de transparência em tudo que for possível para planejar o crescimento do mercado de bicicletas e sua consolidação como setor maduro e sério. Caso contrário, continuaremos vivendo de "bolhas" de crescimento, seguida de recessão e a almejada profissionalização do setor de bicicletas, cada vez mais distante.

 

Legendas das Fotos:
Foto principal: A revista Bicycle registrou as imagens, em mais de um momento, mostrando que na entrada do evento não haviam dispositivos de contagem manual, ou automatizada nos dias de visitação do público final.

Crédito: ©Eduardo Santos


autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle