Revista Bicycle
 

Feiras & Eventos

 Aug 18

"ACREDITO QUE A PARTIR DO ANO QUE VEM O MERCADO VAI ENTRAR NUMA NORMALIDADE" DIZ ISACCO, DA ISAPA.


Segundo ele, a queda no volume de bicicletas e peças comercializadas tem referência com o boom na pandemia, mas ainda aquém do crescimento no período e que os estoques devem estar praticamente voltando a um nível mais razoável até o fim de 2023

A 13ª edição do Shimano Fest 2023 abriu as portas para os profissionais do mercado nesta quinta-feira (17), no Memorial da América Latina, em São Paulo. Serão dois dias dedicados aos negócios. No sábado (19) e domingo (20), a entrada - que é grátis - será liberada para o público em geral conhecer de perto novidades e lançamentos das principais marcas nacionais e importadas, participar de ativações, testar bikes, acompanhar palestras, shows e competições no maior festival da bicicleta da América Latina.


©Eduardo Santos
Público b2b nos corredores da 13ª edição do Shimano Fest, que ocorre de 17 a 20 de agosto no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O estande da importadora e distribuidora Isapa contará com produtos e novidades para todos os tipos de ciclistas, incluindo de suspensões dianteiras para downhill até protetores solares, passando por capacetes, vestuário e muito mais. Alguns de seus lançamentos são quadro Absolute Prime SL II, suspensão SR-Suntour DH RUX 38, luvas Absolute Outfit, protetor de câmbio RSD D-Guard, selins Absolute, novos produtos da Algoo e desengripante tira ferrugem Finish Line Chill Zone.

Na ocasião destes lançamentos, o diretor de Redação da revista Bicycle, Eduardo Santos, fez uma entrevista exclusiva com Isacco Douek, diretor da Isapa. Confira:

Revista Bicycle: Isacco, você falou há pouco na apresentação em incentivar o mercado, como reagir a uma queda de 22% em média nos últimos tempos nas bicicletas montadas do PIM (Polo Industrial de Manaus), da qual vocês fazem parte com a Oggi, e isso repercutiu no mercado de peças também?

Isacco Douek, diretor da Isapa: Bom, na verdade tudo depende do modo que você olha a queda de 22%. Efetivamente teve uma queda de 22%, por quê? Porque com um boom extraordinário da bicicleta em 2021 e 2022, nós aumentamos 80%. Agora nós devolvemos uma parte. Se você comparar antes da pandemia e após a pandemia, teve um acréscimo muito grande, de quase 30%. Então, 22% é em relação ao boom da bicicleta, que não existe mais, e isso, obviamente, parece que o número é assustador, mas é o contrário. Se você olhar diante da pandemia, nós ganhamos vários novos ciclistas que ficaram. Uma parte desistiu, mas uma parte ficou. Com as peças, aconteceu exatamente a mesma coisa. Tivemos um boom extraordinário, com um movimento anormal. O mercado se encheu de peças, o estoque ficou muito alto, os preços lá fora começaram a cair, os preços aqui dentro também, e se formou uma bolha de peças e os preços caíram e o volume caiu. E agora, pouco a pouco, estão recuperando. Também, se a gente comparar com 2019, tivemos um bom acréscimo.

Revista Bicycle: Sempre otimista! Isso é uma coisa muito boa para o brasileiro. E agora, mesmo falando, digamos assim, nessa perspectiva atual, descontando esses índices que você estava falando um pouquinho anterior à pandemia, mas a gente ainda vive aqui essa expectativa da retomada, da virada do mercado e quando isso pode acontecer e como?

Isacco Douek, diretor da Isapa: Olha, eu tenho a impressão de que o mercado está se equilibrando pouco a pouco, os preços lá fora estão se estabilizando, os estoques estão começando a voltar ao normal. Eu falo isso tanto em peça, como também falando um pouco do nosso estoque da montadora, do PIM. Os nossos estoques até o fim do ano devem estar praticamente voltando a um nível mais razoável e acredito que a partir do ano que vem vai entrar numa normalidade, essa é minha expectativa.

Revista Bicycle: Sua expectativa então é que a gente passe esse ano ainda com uma situação, não tão favorável e que a partir do ano que vem, já nessa época, a partir do segundo o semestre que é sempre mais aquecido, a gente volte a ter uma demanda mais interessante?

Isacco Douek, diretor da Isapa: Sim. Até por que na verdade, nós tivemos uma queda de 22 % do ano passado, mas se a gente pegar este ano, nós estamos tendo até um aquecimento. Nós estamos tendo um aquecimento. O negócio não está tão ruim. O que tem é que tem muito estoque, mas o produto bike, o produto peça de bike, não está ruim, não. Isso aí, pode ter certeza. O que aconteceu foi que os preços que tiveram uma pequena mudança e o estoque muito alto. Mas a venda física não está ruim, não.

Revista Bicycle: Com relação ao mercado, tanto se fala nesse boom da bicicleta na pandemia, que não se manteve nesse período seguinte. E agora vivemos, como você mesmo está relatando aí, essa questão dos lojistas com estoque, mesmo os distribuidores, com estoques altos e baixa demanda. Isso aumentou aí na inadimplência? Como que vocês estão lidando com esse fator?

Isacco Douek, diretor da Isapa: Sim, obviamente isso aumentou um pouco a inadimplência e aumentou também o risco de crédito, e isso faz parte de qualquer negócio. Nós, particularmente temos uma rede de clientes estabelecidos já há muitos anos e temos clientes, que temos um mútuo respeito um pelo outro, e a gente acaba fazendo, às vezes, algumas negociações, mas a gente acaba recebendo. O mercado de bicicletas, o cliente de bicicletas, o lojista de bicicletas sempre foi um bom pagador. Pode passar por problemas, todo mundo na vida passa por problemas. E agora a inadimplência está maior do que antes, mas não está tão ruim assim. Está bastante controlável, vamos se dizer assim.

Revista Bicycle: Mais alguma observação que você gostaria de fazer? Sobre este evento? Ou dos lançamentos da Isapa?

Isacco Douek, diretor da Isapa: O evento que estou vindo pela primeira vez, como a expectativa era grande, eu estou sendo surpreendido positivamente, porque há um fluxo enorme de público. Não de consumidor, por isso vai ser no sábado e domingo, mas público que veio comprar, veio ver, ou seja, o mercado está desejoso de ter novidades, esse tipo de coisa de bicicleta, acho que vai ser um bom evento, pela mostra do primeiro dia vai ser muito do que outras vezes. Estamos fazendo grandes lançamentos, tanto na Isapa, quanto na Oggi. Na Oggi estamos lançando muitas bicicletas novas, mais uma marca. E aqui na Isapa lançamos vários produtos de hi-end, middle-end, low-end, porque o nosso negócio na Isapa é fazer com que qualquer que seja o segmento, a Isapa esteja presente. Então a gente está lançando vários produtos. Eu acredito num bom segundo semestre agora, do mercado de bicicletas em geral. E acredito que essa feira vai ser importante para lançar novos produtos e mostrar novas tendências no mercado.

Revista Bicycle: Especificamente nestes produtos que vocês estão lançando. Você tem alguma linha em particular que você aposta?

Isacco Douek, diretor da Isapa: Não. A minha linha é a Absolute, na Isapa. Eu acredito em um bom resultado em um mix de produto. Nada de especial. E acredito que na Oggi nós vamos ter um bom resultado nas novas bicicletas.


©Eduardo Santos
Biketransforma foi o tema Manifesto do Shimano Fest 2023.


SERVIÇO:

Shimano Fest 2023 - 17 a 20 de agosto - Memorial da América Latina (Av. Mario de Andrade, 251, Portão 13)

- Dias 17 e 18, das 10h às 20h - Exclusivos para profissionais do mercado.

Necessário cadastro antecipado e ser um profissional atuante no segmento de bicicleta: http://shimanofest.com.br/index.php/credenciamento/feira-de-negocio/

- Dias 19 (10h às 20h) e 20 (10h às 17h) - Entrada gratuita e aberta ao público (se possível, doe 1 kg de alimento). Necessário cadastro antecipado: http://shimanofest.com.br/index.php/credenciamento/festival-da-bike/

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Site: www.shimanofest.com.br

Instagram: @shimanofest

Facebook: https://www.facebook.com/Shimanofest

 

Legendas das imagens (foto principal):

Isacco Douek (3º. Da esq. para direita), diretor da Isapa, ao lado de Daniel Douek (à dir.) diretor de Marketing, Marcel Balog (à esq.), gerente de produto e Danilo Margonar, gerente de nacional de vendas
Foto: ©Eduardo Santos


autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle