Revista Bicycle
 

Workshop

 Abr 05

Revista Bicycle completa 25 anos e promove workshop sobre e-bikes em São Paulo


Fundada em 1993, a revista Bicycle está completando 25 anos e como parte das comemorações do seu aniversário promoveu no dia 4 de abril, em São Paulo o 1º Workshop "E-Bike modelo sustentável de Transporte".

O evento realizado no Rooftop5 complexo Aché cultura, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, contou com a presença de 100 profissionais ligados ao tema transporte com bicicletas, entre jornalistas especializados e não-especializados, influenciadores digitais, desenvolvedores de produtos, cicloativistas, agentes públicos de transportes, representantes de associações do setor de cicloativismo e entusiastas.

Em sua abertura, o diretor de Redação e fundador da Revista Bicycle, jornalista Eduardo Santos destacou que a publicação teve o seu primeiro número publicado em setembro daquele ano, quando o setor de bicicletas ainda tinha a produção concentrada em 2 fábricas: Caloi e Monark. Naquele tempo a abertura da economia com as importações estava começando a mudar esse panorama. Era também o início do Plano Real.
236 edições depois, estamos comemorando, em 2018, 25 anos de publicação ininterrupta, com registro dos mais variados acontecimentos do mercado de bicicletas neste período.
Resolvemos criar o 1º Evento no Brasil voltado para bicicletas elétricas, com olhos no futuro deste maravilhoso produto, que está se reinventando depois de 200 anos de que foi criado.
O "E-bike modelo sustentável de transporte" pretende criar o debate sobre o modal de transporte por bicicleta, agora também elétrica. O que isto pode significar para a melhoria da mobilidade urbana nas cidades brasileiras? E quais as políticas públicas ainda serão implementadas para que o nosso Brasil deixe de ser o país da "automovelcracia?"
Estas são algumas das questões que pretendemos levantar hoje aqui, mas que certamente só serão respondidas daqui a algum tempo, porque o mercado de bicicletas elétricas, depois de muitos anos que foi iniciado por aqui, agora dá sinais de amadurecimento.

Também estiveram presentes durante o workshop, representantes da Shimano e Caloi, além do vereador pela cidade São Paulo, José Police Neto, as cicloativistas Renata Falzoni e Sílvia Ballan, além de Danilo Lamy, CEO do serviço paulistano Bikxi.

PALESTRANTES:
DANILO LAMY
Fundador e CEO da Bikxi. Formado em Economia pelo Insper com mestrado em Gestão Internacional pela Esade Business School. Experiência profissional no mercado financeiro e em consultoria. Antes da Bikxi trabalhou por 5 anos no Standard Chartered Bank (SCB) na área comercial e de emissão de dívida externa (DCM). No SCB, trabalhou por 3 anos no escritório de NY, onde começou a ter grande exposição ao mercado de startups e inovação. Voltando ao Brasil, se deparou de volta com a frustração e stress do trânsito de São Paulo. Inconformado com a situação, começou a ir de bike para o trabalho e viu nas bikes elétricas uma grande alternativa de mobilidade. No entendo, viu que ainda havia muito receio das pessoas em utilizar a bicicleta tradicional como principal modal de deslocamento. Buscando juntar o melhor do mundo da carona compartilhada com todos os aspectos positivos da bicicleta, Danilo criou a Bikxi em 2017.

SILVIA BALLAN
Ciclista urbana há 28 anos, é editora de vídeo, bikerrepórter do Bike é Legal e Instituto CicloBR, voluntária do Bike Anjo e Ciclocidade e publicadora da comunidade Silvia e Nina e Cheguei de Bike.
Mãe de Bia (19) e Nina (10), começou a levar as filhas na garupa da bicicleta desde muito pequenas. Silvia também é representante da Câmara Temática da Bicicleta junto à Secretaria de Mobilidade da cidade de São Paulo.

RENATA FALZONI
Arquiteta, jornalista, bike e videorrepórter, pedala desde 1976 como meio de transporte, fundou o Night Biker's Club do Brasil em 1989, já pedalou sua bike por 28 países produzindo o programa de TV "Aventuras com Renata Falzoni" e é idealizadora do portal Bike é Legal.

VEREADOR POLICE NETO
José Police Neto, 45 anos, está em seu quarto mandato como vereador na cidade de São Paulo. Foi presidente da Câmara em 2011, reeleito em 2012. Pesquisador Social, cursou Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos. Iniciou sua carreira no ambiente público aos 21 anos, trabalhando na Assembleia Legislativa de São Paulo como assessor parlamentar e chefe de gabinete. Coordenou a campanha de Mário Covas e de Geraldo Alckmin ao governo do Estado de São Paulo. Foi presidente do Diretório Municipal do PSDB na capital paulista de 2000 a 2002, partido ao qual esteve filiado por mais de 20 anos.
Assumiu o cargo de vereador pela primeira vez em 2005. Licenciou-se da função em 2006, quando foi Secretário Municipal de Participação e Parceria. Retornou à Câmara em 2007 e foi Líder do Governo Gilberto Kassab entre 2007 e 2010, atuando pela aprovação de projetos fundamentais para a cidade de São Paulo.
Em 2008, foi apontado como o melhor vereador da Câmara Municipal de São Paulo pela ONG Voto Consciente e pela Revista Veja São Paulo. Foi reeleito no mesmo ano com 54.726 votos. Ao longo de 2009 e no primeiro semestre de 2010, foi relator da revisão do Plano Diretor Estratégico. Filiou-se ao PSD em 2011 e, no ano seguinte, foi escolhido novamente o melhor vereador da cidade pelo Voto Consciente. Não utiliza o carro oficial da Câmara. Ciclista, usa bicicleta, transporte público, carona ou serviço de transporte individual de passageiros para se locomover entre seus compromissos de trabalho.

PATROCINADORES:
SHIMANO
O evento teve o patrocínio da Shimano, empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.
A empresa desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.
Hoje, a Shimano patrocina Workshop sobre bike elétrica porque acredita que o advento de motores mais leves e baterias menores e mais eficientes estão alavancando as possibilidades deste modal, tanto para o transporte urbano, quanto para o uso esportivo, no caso, E-MTB. As E-bikes não só ampliam o leque de opções daqueles que já usam a bicicleta no dia-a-dia, mas também passam a ser uma porta de entrada para muitos que nunca consideraram o transporte sobre duas rodas. Além de ser uma maneira econômica, saudável e sustentável de se locomover, elas estão trazendo tecnologias do futuro para o tempo presente. Além da comodidade, trazem opções de personalização e interatividade. Este é o veículo do futuro, que surgiu há mais de 100 anos, mas segue se renovando.

CALOI
A Caloi é uma marca brasileira de 119 anos com atuação em diversos segmentos, foi também patrocinadora do workshop ocorrido em São Paulo. A empresa produz bicicletas desde produtos infantis até performance. A marca produz cerca de 800 mil produtos por ano que são distribuídos em todo Brasil em diferentes canais de distribuição, desde bike shops até grandes redes de varejo. Atualmente a marca é parte do Grupo Canadense Dorel, que além da marca Caloi, também é detentor de outras marcas globais, como: Cannondale, GT, Schwinn e Mongoose, que também são distribuídos no Brasil.
Em constante evolução ao longo de seus 119 anos de história, a Caloi apresentou em Setembro de 2017, durante o Shimano Fest, a e-Vibe, sua primeira linha de bicicletas elétricas. Com um design inovador, e pronta para encarar vários tipos de terrenos e situações, a linha que está sendo mostrada neste evento conta, inicialmente, com duas versões: City Tour, voltada ao uso urbano e a Elite, para uso tanto na terra como na cidade.

EBIKESTORE
A Ebikestore loja do bairro paulista Itaim Bibi, também patrocinou o evento de bicicletas elétricas.
Com o lançamento dos motores elétricos SHIMANO STEPS na nova linha de bicicletas Caloi, no final de 2017, essa revenda multimarcas se destacou na compra e comercialização da linha EVibe da marca, zerando o estoque destas e-bikes no final de fevereiro.
O foco da EBIKESTORE é servir o consumidor de bicicleta elétrica. Buscando proporcionar uma experiência agradável e segura durante a etapa de pesquisa e escolha da melhor bike elétrica; buscandos oferecer sempre as melhores condições de preço e formas de pagamento; e, o que há de mais importante nesse segmento, oferecer serviço de manutenção e reposição rápida de peças (por isso seleciona os seus parceiros criteriosamente).
Ebikestore que estará promovendo Passeio Ciclístico em meados de abril, oferece diferentes modalidades de test ride: Na loja; Empréstimo por um dia com Bike Anjo; Empréstimo por 2 dias sem Bike Anjo.

APOIO INSTITUCIONAL:
ABRACICLO
Com 41 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO ? Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, esteve no evento com apoio institucional. A entidade representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as 4 principais fábricas (Caloi, Audax, Sense Bike e Ox Bike) também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 12 mil empregos diretos no PIM.



autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle