Revista Bicycle
 

Esporte

 Apr 15

COPA DO MUNDO DE 2024 WHOOP UCI MOUNTAIN BIKE: RISSVEDS E BLEVINS RECEBEM AS HONRAS DO CROSS-COUNTRY


Jenny Rissveds (Team 31 Ibis Cycles Continental) e Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) tiveram desempenhos garantidos na WHOOP UCI Mountain Bike World Series em Mairiporã, Brasil, neste domingo 14 de abril, conquistando vitórias nos eventos.

Rissveds jogou o jogo longo, permitindo que a dupla americana Haley Batten (Specialized Factory Racing) e Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team) lutassem pela supremacia enquanto ela economizava watts para a volta final.

Na corrida masculina, os fãs foram brindados com uma das batalhas mais acirradas e imprevisíveis da memória recente, com treze pilotos a dirigirem-se para a última volta sem nada que os separasse. A Specialized apresentou um desempenho de equipe supremo com três no pódio, enquanto Blevins avançava pelo campo para conquistar apenas a segunda vitória de sua carreira na Copa do Mundo UCI.

O evento teve uma participação extremamente boa, com incríveis 25.000 espectadores durante todo o fim de semana demostrando toda paixão e entusiasmo dos fãs brasileiros de MTB.

©WHOOP UCI Mountain Bike World Series/Divulgação

 

A EXPERIÊNCIA DE RISSVEDS PAGA NA BATALHA DE TRÊS

Depois de uma vitória na Copa do Mundo de Pista Curta de Cross-country da UCI no sábado, foi Evie Richards (Trek Factory Racing-Pirelli) quem conseguiu usar seu grid da primeira linha com pleno efeito no início da elite feminina da UCI Cross-country. Copa do Mundo Olímpica.

A britânica pressionou desde o início, e seu rápido ritmo inicial teve um impacto no ciclo de largada, com apenas uma pequena seleção de pilotos capazes de ficar com ela, incluindo Batten, Rissveds e Kate Courtney (Scott-SRAM MTB Racing Team), já que muitos outros foram apanhados na subida inicial e forçados a desmontar.

Jenny Rissveds comemora o lugar mais alto do pódio da primeira etapa da Copa do Mundo no XCO feminino.

©WHOOP UCI Mountain Bike World Series/Divulgação

No entanto, passando para a primeira volta completa, uma selecção de pilotos diminuiu a diferença para os líderes e um grupo considerável liderou a corrida até que Chiara Teocchi, a rodar na sua primeira temporada pela Orbea Factory Team, resolveu resolver o problema com as próprias mãos. A multicampeã nacional italiana avançou de forma decisiva e sob a sua pressão sustentada, Richards, Courtney e outros distanciaram-se, com Teocchi a formar um grupo líder de cinco. Porém, não durou muito, já que a dupla americana de Batten e Blunk atacou Teocchi na segunda volta e se afastou dos demais para formar uma dupla líder.

Foi a sueca Rissveds - medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro - quem finalmente conseguiu diminuir a diferença para a dupla líder na terceira volta, com Teocchi e Alessandra Keller (Thömus maxon), em quarto e quinto. lugar respectivamente.

O trio da frente permaneceu unido na quarta volta, enquanto mais atrás, a atual campeã olímpica Jolanda Neff (Trek Factory Racing-Pirelli) escolhia os pilotos um por um enquanto avançava no grupo em direção à frente da corrida.

Batten atacou na subida no final da quarta volta e, embora Rissveds tenha conseguido voltar para o americano, o seu compatriota Blunk recuou. Ela finalmente conseguiu voltar na última volta, apenas para ver sua compatriota Batten acelerar novamente enquanto tentava derrubar Rissveds.

Melhor brasileira no feminino Elite, Karen Olímpio foi a 29ª colocada no XCO em Mairiporã, com diferença de 6"47' da campeã Rissveds.

©Eduardo Santos

Mas Rissveds contra-atacou e afastou-se dos perseguidores. Atrás dela, Batten sofreu uma queda tardia em uma berma, permitindo que Blunk voltasse para segundo. Rissveds levantou os braços sobre a linha 27 segundos à frente de Blunk, que selou o segundo lugar. Batten ultrapassou a linha em terceiro. Teocchi ficou muito feliz ao terminar em quarto e Neff coroou uma recuperação fantástica para terminar em quinto e fechar o pódio.

Após a corrida, Rissveds disse: "Foi muito bom, corri no fim de semana passado exatamente no mesmo percurso e estava um pouco animado demais. Meu objetivo era sentir o fluxo nas trilhas e ser paciente, então tive isso em mente durante toda a corrida. Então Haley tentou me atacar algumas vezes na última volta, mas eu ainda me sentia muito forte e sabia que ainda tinha alguma força nas pernas.

"O que mais me deixa feliz é que Kelsey [Urban], minha companheira de equipe e melhor amiga, se saiu muito bem. Ela tem lutado muito com a saúde, pulou meia temporada no ano passado e tem trabalhado muito para vir de volta. Ela está arrasando e estou muito feliz por ela."

A sueca Rissveds - medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, performa no pump track.

©Eduardo Santos

Savilia Blunk (Decathlon Ford Racing Team): "Foi uma corrida incrível, superdifícil, mas não poderia estar mais feliz. Foi uma primavera movimentada, tenho tentado correr com alta competição para me preparar para estes primeiros UCI Copas do Mundo e me qualificar para as Olimpíadas, então tem sido um trabalho enorme nos últimos três meses, sinto que nunca estive tão comprometido com o processo, e para que isso valha a pena hoje, realmente não posso. explique."

Haley Batten (Specialized Factory Racing): "Honestamente, acho que fui um dos mais fortes hoje e não corri como deveria. Acho que fiquei um pouco ansioso e animado. Você não pode simplesmente ir embora com os melhores pilotos do mundo aprendi muito hoje, é bom saber que sou forte e é só ter certeza de que realmente executo o que preciso."

As líderes da prova feminina de XCO se embatem no rock garden.

©Eduardo Santos

 

MASTERCLASS DE ENTREGA ESPECIALIZADA EM ENCONTRO EMOCIONANTE

Condições secas e empoeiradas e céus sombrios não diminuíram o calor e a umidade para mim a corrida de elite de novo, que mesmo assim começou em ritmo frenético. O tráfego intenso e alguns erros nas primeiras subidas causaram grandes problemas no ciclo de partida, com efeitos repercussivos reverberando por todo o pelotão, já que muitos pilotos foram forçados a desmontar. O impacto foi uma enorme dispersão de pilotos ao longo do percurso.

Largada da corrida principal da primeira etapa da Copa do Mundo de MTB UCI, com o chileno Martin Vidaurre na frente.

©Eduardo Santos

Os companheiros de equipe Martín Vidaurre e Victor Koretzky (Specialized Factory Racing) aproveitaram o caos para se afastarem e, a caminho da primeira volta completa, sete pilotos tiveram uma pequena diferença em relação ao resto do pelotão. Mais pilotos tentaram se aproximar dos líderes, mas o francês Koretzky, vencedor das Copas do Mundo UCI Cross-country Olympic e Short Track em Les Gets em 2023, manteve um ritmo forte e, no início da segunda volta, o grupo da frente estava reduzido para seis.

O suíço Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team) assumiu o controle com Koretzky e Vidaurre logo atrás, e o francês Joshua Dubau (Decathlon Ford Racing Team) subiu constantemente para se juntar a eles.

Pelotão de cabeça da prova se exibe no pump track na segunda volta da competição da Elite masculino no XCO.

©Eduardo Santos

O quarteto teve quase 20 segundos de vantagem sobre o resto do pelotão passando para a terceira volta, e eles trabalharam juntos até a quarta volta, com um grupo de três perseguindo se esforçando para fazer contato, incluindo Sam Gaze (Alpecin-Deceuninck), vencedor do UCI de ontem. Evento da Copa do Mundo de Pista Curta Cross-country; O francês Jordan Sarrou (Team BMC) e Christopher Blevins (Specialized Factory Racing).

Blevins ultrapassou Gaze e Sarrou para diminuir a diferença para os líderes, para colocar três pilotos Specialized na frente, e Gaze e Sarrou conseguiram fazer a ponte para aumentar o grupo da frente para sete na quinta volta.

Os suiços Mathias Fluckiger (1), seguido de Nino Schurther (3), faziam uma corrida de recuperação, bem atrás dos ponteiros.

©Eduardo Santos

O grupo só cresceu quando a corrida chegou ao final, com mais sete perseguidores fazendo contato brevemente, mas os quatro originais ainda mantiveram sua presença na frente da corrida com uma pequena diferença sobre Gaze, Blevins e Sarrou indo para a sexta volta.

Depois de um longo período de relativo impasse, Colombo acelerou, mas não foi suficiente para se afastar dos perseguidores que mais uma vez diminuíram a diferença e com ainda mais pilotos a juntarem-se à perseguição, o grupo da frente contava com treze pilotos a caminho da última volta.

Os ataques decisivos tinham que vir, e foi um ataque duplo dos companheiros Vidaurre e Koretzky que deu início à ação, mas não foi suficiente para derrubar os adversários.

O francês Joshua Dubau liderou o pelotão na passagem da 3ª volta desafiando o rock garden de Mairiporã.

©Eduardo Santos

A Specialized tinha uma terceira opção e, assim que teve espaço, Blevins saltou e rapidamente abriu vantagem, com Colombo em seu encalço. A perseguição não foi suficiente, no entanto, e em exatamente uma hora e trinta minutos, Blevins conquistou uma vitória incrível, a sua segunda no circuito da Copa do Mundo UCI, com Koretzky correndo para segundo, à frente de Colombo, em terceiro. Os pilotos da Specialized comemoraram quando Vidaurre subiu ao terceiro pódio para eles, chegando em quinto, com Jordan Sarrou ultrapassando-o para a quarta posição.

Melhor brasileiro na prova, o baiano Ulan Galinski (28) esteve sempre no bloco intermediário e terminou na 20ª colocação, com diferença de 1:36 de diferença de Blevins.

©Eduardo Santos

No entanto, foi um dia ruim para Nino Schurter (Scott-SRAM MTB Racing Team). O piloto suíço, que conquistou o título geral do ano passado e lidera a classificação de todos os tempos com o maior número de vitórias na Copa do Mundo de Cross-country da UCI, caiu no início da corrida e só conseguiu terminar na 35ª posição, 2:47 atrás do ritmo de Blevins.

O norte-americano Christopher Blevins desafia o rock garden em busca das primeiras posições na corrida de XCO.

©Eduardo Santos

Blevins disse: "É tão surreal, estou meio atordoado agora. Este esporte é tão lindo e quando você está em dias como este, não há lugar no mundo onde eu preferiria estar. Eu tive um Ontem foi um dia muito ruim e acho que é uma lição. Neste esporte você só precisa ouvir o seu corpo, você sempre pode tirar mais proveito dele do que pensa. Sonhamos com um dia como este porque estamos todos na mesma equipe. Não sei se isso já aconteceu na história do mountain bike, três na mesma equipe no pódio? equipe ao meu redor, não achei que hoje pudesse ser o meu dia, mas você só precisa acreditar em si mesmo e tudo é possível, Brasil, você é incrível, espero que voltemos todos os anos."

O francês Victor Koretzky salta mais um obstáculo para abrir a última volta no circuito de XCO de Mairiporã.

©Eduardo Santos

Victor Koretzky (Specialized Factory Racing): "Hoje foi uma corrida super tática, conseguimos muito bem. Vencemos a equipe no geral, é incrível e podemos esperar agora pelo próximo fim de semana. Estou muito orgulhoso de Chris [Blevins ] já que ele teve dois anos superdifíceis e agora está de volta à frente e ao pódio."

Pelotão da frente abrilhantando o público andando perfilado para abrir a final lap.

©Eduardo Santos

O terceiro colocado Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team) disse: "Trabalhei muito duro neste inverno durante minha lesão e estou muito feliz por estar de volta ao pódio lutando pela vitória até a última volta. É uma pena, mas Blevins era superforte e tentei tudo que pude.

 

AMOS E BÖHM DUPLA DELÍCIA NA COPA DO MUNDO OLÍMPICA UCI CROSS-COUNTRY U23

Riley Amos (Trek Factory Racing-Pirelli) e Kira Böhm (Cube Factory Racing) obtiveram uma vitória dupla nos eventos da Copa do Mundo UCI Cross-country Sub-23. Após a vitória de Amos na prova masculina no sábado, a prova feminina começou com uma largada forte para a suíça Ginia Caluori (Wilier-Victoria Factory Team XCO), perseguida por Böhm e Emily Johnston (Trek Future Racing). Eles formaram um grupo líder de três, na volta inicial, com o campo já espalhados ao longo da pista em pequenos grupos.

Absoluto no sub-23 masculino, Riley Amos cruza a linha de chegada com sorriso de campeão tanto do XCC, como do XCO, na primeira etapa.

©WHOOP UCI Mountain Bike World Series/Divulgação

O trio permaneceu junto nas duas primeiras voltas, revezando-se na frente e aumentando distância entre si e os perseguidores, Valentina Corvi (Santa Cruz Rockshox Pro Team) e Madigan Munro (Trek Factory Racing-Pirelli), este último se recuperando de uma lesão precoce. Colidir.

Esperança brasileira no feminino, Guiliana Morgen foi 7ª colocada no sub-23 XC0, ficando atrás da campeã Kira Bohm em 2:36.

©Eduardo Santos

Na terceira volta, Johnston perdeu contato com os outros dois líderes e pouco depois Böhm aproveitou a curta subida para abrir vantagem para Caluori em segundo. A partir daí ela continuou a injetar ritmo e machucar seu perseguidor, mas Caluori não se incomodou e voltou para a última volta frente a frente. No final, foi Böhm quem provou a sua força, afastando-se de Caluori e conquistando a vitória por 11 segundos, com Johnston terminando em terceiro.

A britânica Evie Richards cruza sozinha a linha de chegada para vencer o XCC em Mairporã, no sábado.

©WHOOP UCI Mountain Bike World Series/Divulgação

Böhm disse: "Muito obrigado. Estou tão, tão feliz. Nunca pensei que estaria tão forte hoje. Sei que estou em boa forma agora. Na corrida de pista curta não foi uma surpresa mim, mas hoje me surpreendi um pouco.

O neo-zelandês Samuel Gaze comemora o título na chegada do XCC, seguido do alemão Luca Schwarzbauer, vice-campeão e do chileno Martin Vidaurre, o terceiro colocado.

©WHOOP UCI Mountain Bike World Series/Divulgação

 

Legenda da imagem principal:

Christopher Blevins solta o grito de campeão em Mairporã, na sua segunda vitória na carreira nas disputas da Copa do Mundo UCI de MTB.

Foto principal: ©Eduardo Santos


autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle