Revista Bicycle
 

Feiras

 Ago 29

Shimano Fest: organizador fala em crescimento de 170% e indica evolução do setor de bicicletas


Mais de 40 mil visitantes e 7 mil lojistas foram ao festival de bicicletas referência da América Latina e geraram cerca de R$ 35 milhões em negócios, segundo o organizador

A décima edição do Shimano Fest, o maior festival de Bicicleta da América e principal termômetro deste setor, apresentou recordes que reforçam o crescimento do mercado das duas rodas. Durante os quatro dias do evento no Memorial da América Latina, mais de 220 marcas (+16% em relação ao evento do ano passado) se reuniram no Espaço Expo para receber cerca de 40.500 mil pessoas (+25%), sendo destes 7 mil lojistas (+8%), que proporcionaram a movimentação de mais de R$ 35 milhões em negócios (+169%).

?O resultado do Shimano Fest vem comprovar a tendência de evolução do setor, impulsionado pela mobilidade urbana e pelo uso da bicicleta para prática esportiva. Nestes 10 anos de evento, observamos aumentos sequenciais, tanto em público quanto em volume de negócios?, comenta Fabio Takayanagi, presidente da Shimano nas Américas Latina e Vice-Presidente de Venda e Produção das fábricas da Shimano no mundo. Desde que começou em 2010, o festival cresceu 25 vezes, saindo de pouco mais de 1.600 visitantes para 40.500 neste ano. ?O que mais nos orgulha é o fato do evento conseguir receber um público bem diferenciado, formado por diversas tribos, do lojista ao esportista, passando principalmente pela família, do idoso até a criança que ainda está dando as primeiras pedaladas. É realmente um evento que busca difundir a cultura da bicicleta, reforçando conceitos como saúde, bem estar, qualidade de vida, e sustentabilidade?, completa o executivo.

Realizado na última semana, de 22 a 25 de agosto, o Shimano Fest ainda trouxe outros números que ilustram bem o momento do mercado de bikes. O bicicletário recebeu 3200 bicicletas ao longo dos 4 dias e 3700 pessoas realizaram testes nos 130 modelos de bicicletas. No total forma 75 atrações espalhadas por 7 diferentes espaços montados. A vanguarda do tema também ampliou a cobertura do evento pela mídia. Passaram pelo Memorial da América Latina, 128 profissionais da imprensa, entre jornalistas e fotógrafos, de 69 veículos diferentes que geraram mais de 320 matérias sobre o evento.

Comunidade e Sustentabilidade - uma das novidades do Shimano Fest foram os Workshops com ciclistas de aplicativos de Delivery, profissionais que utilizam a bicicleta como uma alternativa de geração de renda. Os encontros reuniram mais de 200 ciclistas que receberam orientações de comportamento e segurança para um convívio melhor entre pedestres, automóveis e outros ciclistas.

E, seguindo a essência da bicicleta em ser um modal de transporte amigo da sociedade, os visitantes do Shimano Fest doaram mais de 5,5 toneladas de alimentos não perecíveis (+9%) que foram destinados às instituições como a Casa da Prece Chico Xavier e o Lar Nossa Senhora Aparecida.


autor do artigo

Eduardo Santos

Comentários

Comment Section

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle