Revista Bicycle
 

Mobilidade Urbana

 Mar 28

CICLISTAS VÃO PARA RUA, MESMO COM A SUSPENSÃO DAS CICLOFAIXAS EM S. PAULO


No primeiro domingo de suspensão das ciclofaixas de lazer na Capital, sob forte calor desde as primeiras horas da manhã, os paulistanos foram praticar a pedalada, mesmo sem segurança

As bicicletas estão sendo importantes aliadas no enfrentamento da pandemia de covid-19, pois o veículo permite a mobilidade urbana com distanciamento físico, minimizando a exposição ao coronavírus. Em virtude disso, diversas cidades pelo mundo passaram a criar ciclovias temporárias, conhecidas por aqui como ciclofaixas de lazer.

Neste domingo (28/03), milhares de pessoas saíram às ruas, e literalmente houve uma invasão em massa de ciclistas nas ruas na cidade de São Paulo, nas cidades do ABC, Guarulhos e outras cidades onde foram verificados por representantes de organizações do setor do ciclismo.


Congestionamento de ciclistas na região da avenida Heróis da FEB, em Santana
Crédito da foto: Eduardo Santos

Como já se verificou no mundo inteiro a bicicleta se tornou o meio mais seguro eleito por profissionais da saúde (OMS) e também principalmente pelos ciclistas. A bicicleta tornou-se o meio mais seguro de sair da rotina nesse momento de pandemia, e hoje isso ficou claro (mais uma vez), quando a prefeitura de São Paulo não permitiu a ativação da tradicional Ciclofaixa da cidade de São Paulo.

As pessoas simplesmente não acataram as regras impostas e saíram para pedalar. Eram famílias inteiras com crianças de todas as idades. Comum também eram pessoas correndo, disputando espaços nas ciclovias, e mesmo caminhando e pedalando, passeando com o cachorro, demonstrando que só ficar em casa está difícil.