Revista Bicycle
 

Cicloativismo

 Oct 07

CICLOATIVISMO EM FESTA! RENATA FALZONI (FINALMENTE) É ELEITA VEREADORA EM SÃO PAULO


Ativa na política e no cicloativismo, Renata Falzoni (PSB) foi eleita pela primeira vez vereadora em São Paulo com 30.206 votos, no pleito deste domingo (6 de outubro).

Legenda da imagem principal: Renata Falzoni, nova vereadora da Cidade de São Paulo, é cicloativista há mais de 40 anos.  Foto principal: ©Reprodução 


Formada em arquitetura e urbanismo, Falzoni recebeu 30.206 votos. Foi a quarta eleição de que ela participou, mas a primeira em que conseguiu se eleger.

Com bandeiras a favor da bicicleta, Renata é voz constante no direito dos ciclistas, e pedestres, no trânsito da maior cidade do Brasil. Na sua pauta de campanha estiveram ações que defendem a redução da violência no trânsito e o número de carros em circulação na cidade e a proteção para pedestres e ciclistas.

Falzoni conta que começou a usar a bicicleta como meio de transporte em 1966 e desde então se engajou no cicloativismo. Em 1988, ela liderou um grupo de ciclistas que pedalou de Paraty (RJ) até Brasília para celebrar o reconhecimento da bicicleta no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado naquele ano.

Como vereadora, Falzoni diz querer fortalecer o debate de políticas públicas voltadas para pedestres e ciclistas. Ela defende, por exemplo, a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas na cidade, mudanças na arquitetura urbana para favorecer quem anda a pé e estímulo ao transporte público coletivo. 

"Mobilidade sempre foi um dos principais problemas de São Paulo, mas a situação piorou muito nos últimos anos. A cidade passou a ser pensada para os carros, nós precisamos fazer o contrário para que os paulistanos possam ter mais qualidade de vida, passar menos tempo no trânsito, ter mais saúde e para combater os efeitos das mudanças climáticas", diz a nova vereadora da Cidade de São Paulo.

Para o trânsito, Falzoni defende a redução das velocidades máximas permitidas na cidade e quer propor um programa chamado Visão Zero, com ações para "acalmar o trânsito" que tem como meta a redução de 50% das mortes e lesões até 2028.

"A gente precisa pensar a cidade para as pessoas, não para os carros. A gente viu o número de mortes no trânsito aumentar nos últimos anos porque as políticas não pensam na proteção das pessoas", diz. 

(*) Com informações da Folha S. Paulo 

 

Como vereadora, Falzoni diz querer fortalecer o debate de políticas públicas voltadas para pedestres e ciclistas. ©Reprodução 


autor do artigo

Eduardo Santos

Diretor de Redação da Revista Bicycle

Comentários

Comment Section

Warning: mysqli_fetch_assoc() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/revistabicycle/www/pages/comentarios/comentarios.php on line 29

Nenhum comentário adicionado a este artigo

Adicionar Comentário:

Comment Section
Atenção apenas 255 caractéres



Artigos Simulares a Este

Revista Bicycle